segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mais Do Que Um Mochilão


Há dois meses e meio, minha tia deixou tudo e foi fazer uma viagem. Deixou uma casa enorme entulhada de móveis e roupas por uma mochila com seletos trajes de frio e várias meias. Deixou uma coleção de filmes (mais de 700), deixou um grupo de amigos, deixou uma parte da família que ainda permanece na cidade natal, deixou a rotina. Deixou um diploma de enfermagem, com pós graduação em oncologia, guardado e o emprego também. Deixou um período da vida para trás. Um período que a família toda estava com ela, cada um a seu modo. Deixou, na verdade, todos mais preocupados ainda. Deixou o idioma, deixou o conforto, deixou a estabilidade. Deixou de lado a covardia que muitos têm e embarcou de cabeça na viagem que sempre sonhou.
Com base no que relatei, você pode me dizer: “Normal, ela foi viajar, e daí?”
E daí que ela ainda não voltou. E não vai voltar tão cedo. E enquanto isso, o coração da família ta viajando com ela, aprendendo com ela, sentindo saudade dela. Normal, porém não menos especial.
Porque a cada cidade nova que ela visita, nos países da America do Sul, a gente visita com ela. Já fui ao Chile e a parques incríveis. Tive uma aventura em uma montanha que não sabia como descer. Tirei fotos com a paisagem maravilhosa ao fundo. Quase morri de frio! Estou em Bariloche desvendando a cidade e também parte da Patagônia...

Sem dúvida estou vivendo com ela tudo isso. Aliás, consigo ver como agora ela está realmente vivendo. No sentido pleno que isso envolve. Acho que ela nunca viveu tanto como está vivendo agora. E o orgulho que tenho disso é tão grande que não consigo expressar de outra forma a não ser tentar viver um pouco disso por meio dela.
Pois ao aprender espanhol e fazer a quantidade de amigos que ela já fez, eu vejo o quão somos pequenos diante desse “mundo, mundo, vasto mundo” e ao mesmo tempo o quanto somos importantes, e capazes de perseguir tudo o que sonhamos sem nos importarmos com o tempo que isso vai durar ou demorar. 
Sobre essa importância, eu penso no meu tio, que largou tudo para ir junto com a esposa nessa viagem que ambos planejaram. Sobre como ele é tão parte da família que não os imagino um sem o outro. De certa forma esse casal me fez pensar em como eu espero que o companheirismo seja na minha vida. Assim desse jeito, o jeito de superar tudo que desgasta um casamento e embarcar no relacionamento. De superar tanta coisa e permanecer assim, unido. "Ainda quero alguém me faça querer viajar o mundo sem destino, de mãos dadas e com apenas uma câmera pendurada no pescoço. Quero alguém que me faça ser assim, mais simples.” Porque esses dois são o exemplo vivo de que nem tudo é idealização, e que a possibilidade desse trecho do texto da Bruna Vieira se tornar real é dependente das nossas escolhas.

E eles escolheram viver um momento, que sim, não é menos complicado que a nossa vida normal. Escolheram viver a saudade e enfrentar dificuldades, mas escolheram acima de tudo ir atrás da felicidade que almejaram.

Por isso, quando a saudade bater tão forte que nos fizer chorar, e se não pudermos nos abraçar em nossos respectivos aniversários, tentarei me lembrar de tudo que escrevi, olharei o olhar de vocês nas fotos em lugares lindos e pensarei que o senhor gauche Carlos Drummond de Andrade tinha razão pois “mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração.”
E sim, vocês deixaram saudade, deixaram gente competindo por atenção em cada email que enviam e em cada ligação por skype que temos. Deixaram uma família rezando todos os dias por vocês e para que tudo corra bem na viagem. Deixaram muita coisa, mas ganharam muito mais. 
Além de tudo eles resolveram compartilhar a viagem, as dicas, as fotos, não só com a família mas com qualquer um disposto a ler uma ótima história que ainda está sendo escrita, no blog: http://diariodeumcasalmochileiro.blogspot.com.br/ . 

2 comentários:

  1. Meu Deus, estamos derramando lágrimas novamente... Letycia obrigada pelo maravilhoso texto, incrível, não me imaginei lendo algo tão lindo como esse... estou sem palavras para expressar meu sentimento... depois que me recuperar tento escrever algo bonito para você... muito obrigada pelo carinho, estou muito orgulhosa de você!!!

    ResponderExcluir
  2. uallll! eu conheci os seus tios durante a viagem e achei incrível a história que eles resolveram trilhar! e assim, vendo a história descrita por um tão lindo texto me trás ainda mais a felicidade de saber que existe sim a possibilidade de vivermos uma vida leve, saudável e plena de amor! me emocionei com o texto, parabéns pelo escrito e ao casal pela coragem!!!! (Kelly Rabello, essa conta é do meu blog sobre minha viagem ;) )

    ResponderExcluir